Com certeza o termo “sustentabilidade” não é novidade para você. Entenda o que é sustentabilidade e o que esse termo abrange, incluindo os três pilares da sustentabilidade, as ações sustentáveis e seus benefícios e os quatro tipos de sustentabilidade.

Veja a seguir o que é sustentabilidade e fique por dentro das melhores informações sobre o assunto! Confira!

O que é sustentabilidade: responsabilidade social, proteção ambiental e sucesso econômico

O que é sustentabilidade

Entenda o que é sustentabilidade e a sua relação com o desenvolvimento sustentável, compreendendo melhor e mais aprofundado o conceito de sustentabilidade.

É impossível entender o que é sustentabilidade sem definirmos o real significado do termo em questão.

Basicamente, a sustentabilidade procura alternativas que vão suprir as necessidades atuais da população sem que haja o comprometimento das gerações futuras. Isto é, utiliza recursos naturais para garantir que as necessidades das gerações atuais sejam atendidas, mas de maneira controlada a fim de evitar o esgotamento desses mesmos recursos para as próximas gerações, como os seus filhos, netos e bisnetos, por exemplo.

O termo em si é derivado do latim e tem como significado sustentar, incluindo os termos relacionados como: defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar.

Agora sim acredito que esteja fácil de compreender o que é sustentabilidade e de acompanhar o nosso artigo até o final.

Os três pilares da sustentabilidade

Para definir o que é sustentabilidade é preciso aprender sobre os três pilares que compõem esse conceito.

A referência teórica para pesquisadores e profissionais da área então em uma perspectiva de 3 dimensões para definir o que é a sustentabilidade.

Veja a seguir quais são elas:

  • Dimensão ambiental: referente às limitações dos recursos naturais do meio ambiente.
  • Dimensão econômica: referente ao crescimento econômico ético e justo.
  • Dimensão social: referente a satisfação das necessidades básicas dos indivíduos da sociedade, valorizando as diferentes culturas, a melhoria do bem-estar da geração atual e futura e o aumento da qualidade de vida.

Sendo que, essas três dimensões, devem estar em harmonia para compor o que é sustentabilidade.

Algumas ações sustentáveis e os principais benefícios da sustentabilidade

Atitudes como evitar o desperdício de água e usar fontes de energias renováveis são ótimos exemplos de ações sustentáveis.

O Brasil é um dos países de referência mundial na utilização de energia renovável, sendo a Islândia o país com maior produção de energia limpa por pessoa – quase 100% da energia do país é derivada de fontes renováveis.

A preservação e conservação das áreas verdes naturais também são ótimos aliados da sustentabilidade, controlando as atividades de exploração natural com fins lucrativos.

A Rússia é o país líder de área florestal, alcançando quase que cinco milhões de quilômetros quadrados de floresta.

Além disso, a reciclagem e a coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos são ações fundamentais na sustentabilidade.

No quesito de reciclagem de resíduos sólidos urbanos, a Alemanha é o país que mais recicla no mundo, atingindo a reciclagem de quase 60% do material sólido descartado pela população.

Entre os principais benefícios da sustentabilidade, podemos citar a diminuição de diferentes tipos de poluição existentes, a preservação de recursos naturais do meio ambiente, assim como a manutenção da vida terrestre com qualidade e a prevenção de desastres naturais e grandes catástrofes que causam impactos negativos no meio ambiente e na vida de muitas pessoas.

O que é sustentabilidade: os 4 tipos de sustentabilidade

Agora que você já está por dentro sobre o que é sustentabilidade, conheça quatro tipos de sustentabilidade!

Sustentabilidade Ambiental e Ecológica

A manutenção do meio ambiente do planeta procura manter a qualidade de vida e os diferentes ecossistemas em harmonia com os indivíduos de uma sociedade.

Sustentabilidade Econômica

Onde o desenvolvimento econômico procura por estratégias que não provoquem impactos negativos no meio ambiente ou que possam prejudicar a qualidade de vida das pessoas.

Sustentabilidade Social

As medidas que promovem o equilíbrio e o bem-estar das pessoas em uma sociedade são descritas nesse conceito. Garantem a redução das desigualdades sociais e da violência, além de visar a ampliação da qualidade do ensino público.

Sustentabilidade Empresarial

Empresas preocupadas com o meio ambiente ou que apenas querem uma estratégia de marketing procuram por ações que geram lucro, mas que não impactam negativamente o planeta. A gestão sustentável incentiva a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa. Essa categoria está diretamente relacionada com as sustentabilidades ambiental e econômica.

Se você quer saber mais sobre a sustentabilidade empresarial, acesse: Sustentabilidade Empresarial: é possível?