Fique por dentro da Declaração Universal dos Direitos Humanos e entenda qual a relação com a inclusão social dentro de uma sociedade.

Além disso, veja 5 exemplos de inclusão social que podem ser atribuídas na sociedade facilmente, assim como quais são os principais grupos que sofrem exclusão social. Descubra também algumas consequências da ausência de medidas preventivas contra a exclusão social.

Confira!

5 exemplos de inclusão social

Inclusão social e a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Antes de ver os 5 exemplos de inclusão social, conheça o documento que estabelece, entre outros tantos aspectos, a inclusão social como um Direito Humano universal.

O documento que delimita os direitos fundamentais do ser humano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi estabelecido em dezembro de 1948 pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Diante dos ocorridos na Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945, governantes de diferentes nações propuseram esse documento com finalidade de promover a organização dos princípios da paz e a democracia, incluindo o fortalecimento dos Direitos Humanos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, sem distinção qualquer, seja através das diferentes etnias, orientação sexual, gênero, entre outros.

Dessa forma, a inclusão social está estabelecida no documento universal oficial dos Direitos Humanos, onde não é aceita e nem permitida a exclusão social de um indivíduo ou grupo de pessoas em circunstância alguma.

A seguir, veja 5 exemplos de inclusão social em uma sociedade.

5 exemplos de inclusão social na sociedade

Veja agora quais são os 5 exemplos de inclusão social que podem ser feitos dentro de uma sociedade, visando garantir os direitos de todos os seres humanos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

5 exemplos de inclusão social:

  • As cotas são exemplos de inclusão social para estudantes de escolas públicas, onde o ensino é mais debilitado e a “competição” para entrar em uma universidade pública contra os estudantes de escolas particulares se torna inviável.
  • As rampas em estabelecimentos públicos são ótimas aliados dos cadeirantes, facilitando seu acesso a todos os locais de acesso ao público.
  • O ensino de língua de sinais em colégios colabora na inclusão social de pessoas mudas.
  • Programas de assistência social para as pessoas de baixa renda e/ou situação de vulnerabilidade social.
  • Programas de assistência psicossocial para as pessoas emocionalmente afetadas devido a um trauma causado pela exclusão social, como as mulheres agredidas, situações de racismo e preconceito.

O que achou dos 5 exemplos de inclusão social que podem ser repensados e reavaliados para se tornarem intrínsecos das sociedades?

5 exemplos de inclusão social: quais são os grupos mais afetados pela exclusão social?

Agora que você já viu os 5 exemplos de inclusão social, vamos ver quais são os principais grupos afetados pela exclusão dentro da sociedade!

Atualmente, os grupos mais afetados pela exclusão social são:

  • Pessoas negras
  • Mulheres
  • LGBTQIA+
  • Moradores de rua
  • Pessoas com algum tipo de deficiência
  • Pessoas pertencentes as comunidades indígenas

Quais as consequências da ausência de medidas de inclusão social?

As desigualdades sociais e a marginalização de pessoas excluídas socialmente atuam como fatores de atraso para as sociedades. O índice de Exclusão Social e o Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) são inversamente proporcionais, ou seja, quando o índice de exclusão social está elevado, o IDH está prejudicado e vice-versa.

Além disso, com o aumento da exclusão social de determinados grupos, enquanto outros são privilegiados, a ampla desigualdade social também cresce.

Nessa mesma lógica, quanto maior for a exclusão social em uma sociedade, maior o índice de desnível entre as classes e, consequentemente, maior o índice de violência.

Quanto menos educação e emprego, quanto menor a renda, assim como as condições precárias de moradia e a alimentação inadequada, menor é a expectativa de crescimento social dentro da sociedade.

Diversas são as consequências em uma sociedade devido à exclusão social e a falta de medidas de inclusão social. E tais consequências afetam a sociedade como um todo, não apenas um grupo específico.