Fique por dentro de tudo sobre inclusão social nas escolas em Discorra sobre a inclusão social e a educação brasileira!

Tudo em primeira mão sobre a educação brasileira e a inclusão social das escolas. Não deixe de conferir nosso artigo para saber mais!

Discorra sobre a inclusão social e a educação brasileira

Inclusão e educação: as linhas que se cruzam

A percepção mais ampla sobre igualdade e desigualdade surge no período escolar. A escola não é apenas um lugar voltado para a alfabetização, mas sim para a formação de cidadãos. Entretanto, muitas vezes, a escola não tem condições pedagógicas e/ou de infraestruturas para lidar com alunos portadores de necessidades especiais.

É comum que as escolas regulares buscarem padronizar e anular as diferenças, excluindo, automaticamente, que não se enquadra em seus parâmetros.

Discorra sobre a inclusão social e a educação brasileira: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Ao ler as páginas do projeto de inclusão, você tem acesso à lei criada voltada para a inclusão social de pessoas com alguma deficiência, onde há um impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

A Lei n° 13.146, publicada em 6 de julho de 2015, assegura e promove o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, em condições de igualdade. Dessa forma, visa a inclusão social e cidadania de todos os cidadãos brasileiros.

Os fundamentos da educação inclusiva

Quando nos pedem “discorra sobre a inclusão social e a educação brasileira”, trazemos quais são os grupos acolhidos pela educação inclusiva e quais os seus principais fundamentos e princípios. São eles:

  • Alunos com deficiências
  • Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
  • Alunos com transtorno de espectro autista
  • Alunos com altas habilidades
  • Alunos superdotados

E como os principais fundamentos de uma educação inclusiva, podemos comentar sobre o direito à educação de todas as pessoas e que o processo de aprendizagem de cada pessoa é diferente. A educação inclusiva abrange todos os alunos e o convívio escolar beneficia todo mundo. Além disso, vale ressaltar que todos as pessoas têm capacidade de aprendizado.

Os maiores exemplos de inclusão social

Para que você tenha argumentos e discorra sobre a inclusão social e a educação brasileira, você precisa conhecer e ter acesso a alguns exemplos de inclusão social.

A seguir, confira 5 exemplos de inclusão social que podem ser adotados em escolas inclusivas:

  • Cotas
  • Rampas
  • Língua de sinais
  • Programas de assistência social
  • Programas de assistência psicossocial

Se você quer mais detalhes sobre tais exemplos citados acima, acesse: 5 exemplos de inclusão social! Entenda sobre os Direitos Humanos e a sua relação com a inclusão social, quais os grupos mais afetados pela exclusão social e as principais consequências quando não existem medidas de inclusão social em uma sociedade.