O conjunto de medidas que são tomadas em direção a um grupo de indivíduos que são excluídos do meio social, seja através de deficiência física ou mental, pela cor da pele ou orientação sexual, entre outros tantos, definem o que é a inclusão social.

Assim, vamos descobrir juntos qual a importância da inclusão social em uma sociedade! Se liga aí!

Qual a importância da inclusão social

Exclusão social e inclusão social: conheça as principais diferenças entre esses dois termos

Enquanto o processo de inclusão social visa aproximar o indivíduo ou o grupo da minoria a sociedade, a exclusão social é caracterizada justamente pelo contrário.

Antes de aprofundarmos sobre qual a importância da inclusão social, vamos entender a principal diferença entre os termos: exclusão social e inclusão social.

A política para lidar com as diferenças dentro de uma sociedade está presente na inclusão social, onde ações são realizadas voltadas totalmente para a minoria. Assim, todos os cidadãos têm acesso a saúde, educação, ao emprego e a renda, lazer, entre outros bens e serviços de uma sociedade.

O ato ou efeito de excluir alguém define a exclusão social, onde a minoria é afastada de uma situação social, sendo bastante desfavorável a um indivíduo específico ou ao grupo como um todo.

Agora você pode entender, de fato, qual a importância da inclusão social dentro da sociedade. Veja a seguir!

Qual a importância da inclusão social em uma sociedade?

Entenda qual a importância da inclusão social dentro de uma sociedade, onde grupos sociais, ou devido a gênero ou orientação sexual, idade, a própria aparência e condição social ou a qualquer outra situação ou razão, são excluídos por conta de falhas na organização social e que poderiam ser evitadas através de ações voltadas para a inclusão social.

Como já foi visto, a inclusão social é muito importante para a minoria na sociedade. Dessa forma, o processo de incluir o outro – grupo ou indivíduo que é excluído pela sociedade por algum motivo – ajuda a reduzir as desigualdades presentes em uma sociedade.

É possível que uma nova perspectiva de mundo seja acentuada através de atos simples de inclusão social, resultando em uma nova sociedade que estaria cheia de cidadãos que vivem bem.

Assim, é possível perceber qual a importância da inclusão social: o combate a segregação social e a viabilização da democratização de espaços e serviços para as pessoas ou os grupos de indivíduos que não têm acesso a eles.

Exemplos de inclusão social: entenda qual a importância da inclusão social

Agora que você já sabe qual a importância da inclusão social, conheça alguns exemplos de inclusão social que podem e devem ser feitos dentro da sociedade:

Inclusão social de deficientes

Esse grupo abrange todo e qualquer tipo de deficiência.

Em 2021, foram registrados mais de um bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência, física ou intelectual, representando cerca de 12% da população mundial.

Inclusão social da comunidade LGBTQIA+

Todas as que se identificam com a comunidade estão incluídas nesse grupo: lésbica, gay, bissexual, transsexual, queer, intersexo, assexual e mais! O símbolo de + representa todos os outros grupos e variações de sexualidade e gênero.

Inclusão social da população negra

Infelizmente, depois de tantos anos do fim da escravidão, a população negra ainda sofre com a exclusão social em diversos lugares do mundo.

Nesse quesito, podemos incluir outros grupos que também sofrem racismo devido apenas a sua etnia.

Nós sabemos que muitas pessoas ainda sofrem com a exclusão social e é por isso que a inclusão social é tão essencial dentro da sociedade. É possível entender qual a importância da inclusão social apenas lendo e analisando alguns exemplos, como foi citado acima.

Exemplos de exclusão social

Depois de entender o que é a inclusão social e a exclusão social, compreendendo qual a importância da inclusão social em uma sociedade e conhecendo alguns exemplos de inclusão social, veja alguns dos principais tipos de exclusão social que existem:

Sexual

Relacionado a orientação sexual do indivíduo.

Exclusão social de gênero

Normalmente a exclusão ocorre para as mulheres e transexuais, mas pode abranger qualquer gênero.

Patológica

Quando ligada a pessoas ou grupos que sofrem de alguma doença ou deficiência.

Étnica

Exclusão social devido a sua etnia ou cultura.

Econômica

Aqueles indivíduos de menor poder aquisitivo, que não têm acesso a bens e aos serviços dentro da sociedade.

Inclusão social e a educação brasileira

O primeiro passo para promover a inclusão social em escolas foi tomado em 1996. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a escola pública deve atender portadores de deficiência caso haja necessidade.

Se você quer aprender mais sobre a inclusão social e a educação brasileira, acesse: Discorra sobre a inclusão social e a educação brasileira!

E, aí? Gostou de saber um pouco mais sobre qual a importância da inclusão social? Então, não deixe de conferir as outras seções do nosso site!

Até logo!